O que é a ozonioterapia ?

 

 

A ozonioterapia consiste num processo em que é administrado gás de ozônio nos cabelos tratar alguns problemas de saúde no couro cabeludo. O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-sépticas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune.

O vapor de ozônio é indicado para todos os tipos de cabelo e é livre de contraindicações. Ele pode, inclusive, ser feito por pessoas com couro cabeludo sensível, com caspa ou dermatite.  O ozônio limpa a área e elimina as toxinas da pele e as impurezas presas no fio e no couro cabeludo.

Como funciona a ozonioterapia?

O ozônio atua aumentando o número de antioxidantes que agem no organismo. Isso acaba levando um fluxo maior de nutrientes para os folículos capilares que são mais estimulados. Além disso, o ozônio faz com que as peptonas formem uma película protetora em cada fibra capilar.

Esse processo pode ajudar alguns casos, como por exemplo:

  • A calvície;
  • Caspas;
  • Cabelos ressecados e danificados;
  • Psoríase;
  • Dermatite seborreica;
  • Alopecia, entre outras condições.

Vale destacar que, o ozônio é muito solúvel, então para a técnica capilar ele é usado com água. A mistura possibilita uma reação destes dois componentes sob a forma de vapor que, em contato com os fios, fortalece sua estrutura. Ainda há estímulo da circulação sanguínea e eliminação de infecções e lesões do couro cabeludo.

Perguntas Frequentes

1 – A ozonioterapia ajuda amenizar a queda de cabelos?

Os tratamentos com ozônio podem beneficiar de várias formas as pessoas que sofrem com a queda de cabelos. O ozônio atua renovando os vasos sanguíneos dos folículos capilares, o que aumenta o fluxo de nutrientes para os fios, tornando a raiz do seu cabelo mais forte.

2 – Como a ozonioterapia ajuda a combater a caspa?

Em casos mais moderados ou severos da caspa, a terapia com ozônio tem excelentes resultados. Ela atua como um germicida que elimina o fungo que causa coceira, descamação do couro cabeludo e caspas. Além disso, o tratamento melhora a circulação sanguínea, levando mais nutrientes aos fios.

3 – Como a ozonioterapia age nos cabelos danificados?

Se o seu cabelo passou por algum tingimento ou processo químico que o deixou danificado de alguma forma, o paciente pode se beneficiar do tratamento de ozonioterapia. Ele age nutrindo os fios e resgatando o brilho natural dos cabelos.

4 – O tratamento com ozonioterapia previne os fios brancos?

Comumente, no mundo moderno com os poluentes ambientais e fatores de estresse, o envelhecimento precoce dos cabelos envelhecimento é cada vez mais comum. Como forma de prevenir isso, a ozonioterapia também é bastante eficaz. O ozônio tende a estimular a produção natural de melanina capilar.

5 – Existem outras indicações da ozonioterapia no âmbito capilar?

A ozonioterapia também pode ser utilizada no tratamento de psoríase, dermatite seborreica e alopecia. Sempre com a recomendação e supervisão de um profissional habilitado. Algumas pessoas também usam esse procedimento como um tratamento estético, pois ele pode ajudar a combater o frizz, dar volume ao cabelo, além de fortalecer as fibras capilares. Ele também pode auxiliar na limpeza de resíduos de tintas para cabelos que passaram por muitos procedimentos de coloração e que tenham restos de pigmentos de tintura acumulados.

6 – Quantas sessões do tratamento são indicadas?

No geral, são indicados de 1 a 2 sessões do tratamento do ozônio para o cabelo por semana, mas cada pessoa tem suas particularidades. A quantidade correta será avaliada pelo profissional.

7 – Qual o tempo de duração de cada sessão?

A máquina de ozônio joga um vapor nos fios durante 25 a 30 minutos, aproximadamente.

8 – Qual é o resultado do tratamento?

A ozonioterapia promove uma ação bactericida e cicatrizante, que limpa o couro cabeludo e elimina as toxinas e impurezas presas no fio, potencializa a absorção dos nutrientes nos fios, deixa os cabelos restaurados, sedosos, com volume e densidade.

9 – Qual profissional pode realizar este tratamento?

Apenas profissionais habilitados e capacitados podem realizar a técnica da ozonioterapia, pois eles devem conhecer e utilizar os protocolos de segurança visando o bem-estar do paciente e resultados eficientes.

10 – A terapia capilar se resume somente ao tratamento com o profissional?

Não. Pois, além disso, é necessário ter cuidados diários, como o uso dos produtos corretos indicados pelo especialista que irá lhe atender.